Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barreirense-futebol. Contributo para a sua história

Blog do sócio 584 Carlos Cipriano Alves.Arquivo de dados e fotos sobre o futebol do F.C.Barreirense desde a sua fundação em 1911. Fontes:arquivo pessoal e comunicação social.

Barreirense-futebol. Contributo para a sua história

Blog do sócio 584 Carlos Cipriano Alves.Arquivo de dados e fotos sobre o futebol do F.C.Barreirense desde a sua fundação em 1911. Fontes:arquivo pessoal e comunicação social.

O BARREIRENSE EM 1938-39

emblema fut.bar.jpg

Em jogo particuular realizado no campo da Quinta Pequena, o Barreirense venceu o rival Luso por 4-0.

No Campeonato de Setúbal o Barreirense revalida o titulo de campeão,vencendo nomeadamente o Amora num resultado histórico por 16-0 com 11 golos de Joaquim Preto e a 11 de Dezembro empatando a zero com o eterno rival Luso.

Na 1ª.divisão nacional classifica-se em 6º.lugar averbando 4 vitórias,2 empates e 8 derrotas marcando 21 golos e sofrendo 27,totalizando  10 pontos.

Iniciou a prova no campo do Rossio a 8 de Janeiro de 1939 derrotado por 0-2 pelo Belenenses.Deslocação ao Porto na 2ª.jornada ao campo do Lima e nova derrota desta vez por 2-3 com o Académico do Porto.

3ª.jornada,novo jogo em casa e finalmente a vitória:3-1 ao Casa Pia.Mais numa viagem ao Porto ao Campo da Constituição casa do F.C.Porto e regresso com zero pontos na bagagem fruto de derrota por 1-6.O próximo jogo era em casa mas frente ao Benfica a 5 de Fevereiro de 1939 e resultado semi conseguido,empate  a um golo.

Só a 26 regressou o campeonato e nova deslocação,nova derrota, desta vez em Coimbra frente aos estudantes por 1-3.

Na 7ª.jornada apesar de jogar em casa o Barreirense não venceu,o adversário dava pelo nome de Sporting e ...0-3.

Início da segunda volta fora de casa nas Salésias frente ao adversário que nos tinha derrotado na 1ª.volta,nada mais nada menos que o poderoso Belenenses,e não é que o factor casa não valeu de nada e o Barreirense venceu por 2-1 !

No futebol não há vingança mas por vezes parece que sim .Depois da desforra ao beleneses,seguiu-se o Académico do Porto que nos tinha vencido por 2-3.A vingança foi mesmo terrível e o Barreirense brindou os nortenhos por meia dúzia a zero.

Tudo parecia bem encaminhado nesta segunda volta mas os Gansos obrigaram o barreirense a regressar de mãos vazias do restelo em 26 de Março com o score de 1-2.

A 2 de Abril o Barreirense recebeu o F.C.Porto ,que se sagraria campeão no final do campeonato e registou-se a divisão de pontos com o empate a zero.

Uma semana depois deslocação às Amoreiras para perder pela margem mínima 0-1 frente ao Benfica.

Penultima jornada a treze, foi de azar mas para a Académica,derrotada no Campo do Rossio por 3-2.

Último jogo no Lumiar com derrota por 1-2 frente ao Sporting,segundo classificado nesse ano.