Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Barreirense-futebol. Contributo para a sua história

Blog do sócio 584 Carlos Cipriano Alves.Arquivo de dados e fotos sobre o futebol do F.C.Barreirense desde a sua fundação em 1911. Fontes:arquivo pessoal e comunicação social.

Barreirense-futebol. Contributo para a sua história

Blog do sócio 584 Carlos Cipriano Alves.Arquivo de dados e fotos sobre o futebol do F.C.Barreirense desde a sua fundação em 1911. Fontes:arquivo pessoal e comunicação social.

O BARREIRENSE EM 1942-43

emblema.jpg

Este ano o Barreirense não se sagrou campeão de Setúbal.Apesar de alguns bons resultados como as vitórias por 6-0 frente ao Luso e 8-1 ao Aldegalense,outros  menos bons como a derrota frente ao Vitória por 1-2,no Montijo com os Onze Unidos por 0-1 e empate com os Unidos do Barreiro a zero,terminando a prova com uma vitoria tangencial frente ao Seixal por 3-2 a 3 de Janeiro de 1943,conduziram o F.C.Barreirense a disputar o Campeonato Nacional da 2ª.Divisão Zona Sul,incorporado na Série 11 sub série 1.

Seria um campeonato formidável para os alvi rubros que terminou com a sagração como campeão nacional.Até lá o Barreirense teve de disputar 10 jogos na 1ª.fase onde obteve um total de 7 vitórias com as reservas do Benfica (1-0),Amora (5-2) e (3-2) na Amora,Luso (9-0) e (4-1),Seixal (5-1) e Unidos de Lisboa reservas (3-0),2 empates com as reservas do Benfica em Lisboa a 2 golos e no Seixal a uma bola.A unica derrota foi infligida pelos Unidos de Lisboa reservas a 31 de Janeiro em Lisboa por 1-2.

Seguiram-se as eliminatórias.Na 1ª.o Barreirense passa à tangente frente ao Estoril (3-2).Nos oitavos de final vitória expressiva perante o Atlético (4-0) e consequente passagem aos quartos de final onde teria pela frente o seu rival distrital.3-2  em jogo disputado a 9 de Maio de 1943 e eliminação do Vitória.Meias finais com os algarvios do Lusitano de Vila Real de Santo António e goleada 7-2.

E na final no Campo Grande em Lisboa a 23 de Maio,nova goleada 6-1 à Sanjoanense.O F.C.Barreirense era campeão nacional da 2ª.divisão pela primeira vez na sua história.

Quanto à participaçõa na Taça de Portugal depois de passar os oitavos de final indo eliminar o Leça por 4-2 no Campo Miguel Bombarda em Leça da Palmeira a 30 de Maio de 1943,não conseguiu vencer o eterno rival Vitória sendo derrotado por 2-0 a 6 de Junho.